Recreação e Lazer.

Professora Carmen Menezes.

Recreação e lazer.
Básicamente aprendemos formas de intreter a garotada.
Como chamar a atenção e como proceder em horas dificeis.
Estou postando a Apostila que nossa Professora Carmen nos passou.
E acrescentando algumas bincadeiras.



Apostila:

RECREAÇÃO
Recreacionista, Monitor, Recreador, Animador, Gentil Organizador


Animador Sócio – Cultural
  • Coordenador
  • Monitor
  • Estagiário
  • Personagens
  • Valores – salários – diárias
 

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE LAZER:
Atividades Físicas
Atividades Manuais
Atividades Culturais
Atividades Intelectuais
Atividades Turísticas
           Atividades Associativas 

Categorias do lúdico – Caillois
  • Aventura
  • Vertigem
  • Competição
  • Fantasia
    3 D’S – Funções do Lazer
  • Divertimento
  • Desenvolvimento pessoal e social.
  • Descanso

O que é lazer?
“ O lazer representa um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, realizados num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico. E que interfere no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos” (CAMARGO, 1986 apud DUMAZEDIER) 


RECREAÇÃO 
É o momento vivenciado através de uma atividade recreativa. Ou seja, a atividade que lhe dá prazer e diversão, realizada dentro do seu momento de lazer, geralmente ligada a movimentos globais do corpo, resgatando a ludicidade humana pode ser entendida como ATIVIDADE RECREATIVA
 

MERCADO DE TRABALHO
  • Day Camp
  • Empresas de eventos
  • Academias de ginástica
  • Empresas em geral
  • Escolas
  • Acampamentos
  • Hotéis
  • Agências de Turismo
  • Colônias de Férias
  • Condomínios
  • Supermercados e shoppings
  • ONGs e instituições
  • Parques Temáticos
  • Navios
  • Clubes
  • Espaços Culturais
  • Festas/Eventos
  • Buffets
Tipos de atividades Recreativas
    Oficinas
    •Grandes jogos
    •Jogos temáticos
    •Esquetes
    •Jogos para dias de chuva
    •Jogos para pequenos espaços
    •Atividades surpresas
    •Atividades quebra gelo e de integração
    Como montar uma programação
  • Horário
  • Flexibilidade
  • Horário livre
  • Quem prepara?
  • Ouvir hóspede
  • Participação de todos na montagem.
  • Quando em pacotes, montar tudo no primeiro dia. Temático!!!
  • Durante temporada, mandar lista de material previamente.
  • Necessidade do adulto sempre junto?
  • Atividades que contemplem funções do lazer, classificações do lazer, categorias do lúdico, ócio e o conceito de lazer.
  • Obrigatório diariamente: oficina, jogo noturno, atividade na piscina ou praia, jantares temáticos.
Programação de Acampamento
Exemplo temporada de Janeiro – Acampamento
  • 07h30 – alvorada
  • 08h – café da manhã / bom dia/ saudação a bandeira/batida de mesa
  • 9h - arrumação dos quartos
  • 10h00 – passeio no açude
  • 12h00 – horário livre
  • 13h00 – almoço
  • 14h00 – oficinas – rádio, mosaico, pipa e jornal
  • 16h00 – Grande Jogo
  • 17h00 – horário livre
  • 18h00 – banho
  • 19h30 – jantar das nações
  • 21h00 – jogo noturno
  • 22h30 – lanche noturno
  • 23h30 – Hora de ir pro chalé
 

Programação Hotel de praia
dia comum de Janeiro
  • 09h - Café da manha com os tios
  • 10h – Jogos na praia
  • 11h – Tchibum na piscina
  • 12h30 – Almoço com os tios
  • 14h – Cinema - filme: “
  • 16h – Brincadeiras no CV
  • 17h – Lanchinho
  • 17h30 – Hora de tomar banho
  • 20h – Jantar do penteado
  • 21h – Tutancamon
  • 22h30 – Bons sonhos


Programação Condomínio
Dia “comum” durante feriado
  • 10:00h  - Gincana Aquática
  • 12:30h - Almoço com os Tios 
  • 14:00h –  oficina de caixa de palitos
  • 15h30h – Torneio de tênis!
  • 17:00h - Virus
  • 18:00h - Hora do banho!!!
  • 20:00h - Jantar do penteado
  • 21:00h – Pipoqueiro Maluco
  • 23:00h - Bons sonhos!!!!

Perfil e postura do profissional de lazer e recreação
  • Saber lidar e gostar de trabalhar com o público;
  • Saber os limites das pessoas, respeitando-as;
  • Adaptar-se às diferentes personalidades;
  • Possuir espírito jovem e alegre;
  • Paciência, Educação e Animação para com todos;
  • Estar sempre pronto para ajudar e ouvir o que os outros têm a pedir ou dizer;
    • Ser comunicativo - saber se expressar de forma clara e concisa;
  • Ter um português adequado - não usar gírias em demasia;
  • Cuidar das estruturas dos locais onde estiver trabalhando, zelando e protegendo;
  • NUNCA se envolver com alguém ( hospedes, funcionários da empresa ou do hotel em que se está prestando serviço)durante o trabalho ou fora dele.
  • Não fazer distinção com ninguém - todos são iguais e muito importantes para nós;
  • Não fazer grupos e provocar brigas entre cçs.
  • Pontualidade é uma grande virtude.
  • Aparência é fundamental, pois estamos trabalhando com o público;
  • Estar ciente da programação, bem como horários e locais das atividades;
  • NUNCA falar palavrões;
  • NUNCA atribuir apelidos a alguém;
  • NUNCA fumar ou beber durante o trabalho;
  • Estar sempre bem disposto, independente das atividades fora do horário de trabalho.
  • Não usar uniforme em horário de descanso, tão pouco em baladas.
  • Qualquer problema de saúde ou machucados, encaminhar o caso ao coordenador. NUNCA medicar alguém.
Caso não saiba alguma coisa, pergunte. Perguntar não ofende e demonstra uma preocupação em aprender
  • Não usar óculos escuros quando conversar com hóspedes, permitido durante as atividades, se o local não se opor.
  • Saber diferenciar trabalho, de lazer.
  • Cumpra sempre suas obrigações, pois caso não o faça, alguém estará trabalhando em dobro: seja sempre solícito;
  • Caso tenha alguma idéia, compartilhe, pois isso ajudará o grupo e conseqüentemente mostrará sua evolução;
  • Respeite a hierarquia de onde está trabalhando;
  • Saiba trabalhar em equipe: TODOS SÃO IMPORTANTES!
  • Colocar músicas e filmes de acordo com a idade do público que se está trabalhando.
  • Atividades adequadas a idade.
  • Ter em mente que, quando o responsável deixa o filho com o monitor, ele é de sua inteira responsabilidade.
  • Não dormir em serviço – literalmente falando!!!
  • usar sempre o uniforme, e quando chegar ou sair para almoço ou descanso, não usar roupas vulgares ou que chamem muita atenção.
  • Somos prestadores de serviço, portanto não temos direito a cesta básica, vale transporte ou qualquer outra regalia de funcionários dos hotéis que prestamos serviço;
  • Tratar todos os funcionários com respeito e educação, mantendo amizade, garantindo um bom ambiente de trabalho,sendo eles pessoal do restaurante, lavanderia. Porem não aceitar favores, tais como bebidas alcóolicas ou lavar peças íntimas.
  • Escrever corretamente a programação, que deve ser diária, caso tenha dúvidas sobre grafia ou gramática, pergunte para alguém.
  • Gorjetas e presentes, são sinal da satisfação e uma forma do hóspede agradar ao monitor, porém presentes não devem ser pedidos ou comentado com outros hóspedes. Alguns condomínios proíbem esta prática.
  • Evitar fofocas e a discórdia dentro da equipe.
  • Críticas a respeito da empresa ou de outros monitores devem ser feitos diretamente ao dono da empresa, não a outros monitores ou funcionários.
  • Não usar uniforme, sujo, rasgado, desbotado ou em más condições. Uniforme é de responsabilidade do monitor, o extravio ou dano será cobrado. Quando houver impossibilidade de se continuar usando uniforme, a empresa deve ser notificada imediatamente.
  • quando o profissional não puder trabalhar na data que foi acertada, deve notificar a empresa no mínimo com 3 dias de antecedência, sob pena de não ser mais chamado.
  • Aparência: homens de barba feita, mulheres cabelo preso, brincos discretos, unhas curtas, enfim, higiene. Roupas discretas.
  • Roupas de banho em boas condiçoes e descentes.
  • Não ser arrogante. “Estrela”
  • Não aproveitar a programação!!!
  • Não comer do frigobar, quando houver no quarto... Ou coma, sabendo que é caro! E que será descontado das diárias, bem como ligações telefônicas.
  • Nunca fazer as refeições em dia que não é sua escala de trabalho.
  • Saber que algumas atividades são praticamente obrigatórias em alguns hotéis, mesmo que não estiver afim, precisa ser feito.

Mensagem Final
Quase (Luiz Fernando Veríssimo)
    Ainda pior que a convicção do não. É a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase! É o quase que incomoda que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escapam pelos dedos, nas chances que se perdem por medos, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
    Pergunto-me, ás vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna. A resposta eu sei de cor. Esta estampada na distancia e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos braços, na indiferença dos “bons dias”, quase que sussurrados. Sobre a covardia e a falta de coragem ate para ser feliz.
    A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor. Mas não são.
    Se a virtude tivesse mesmo meio-termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Preferir a derrota previa a duvida da vitória e desperdiçar a oportunidade de merecer. Para os erros há perdão, para os fracassos há chances, para amores impossíveis há tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque que a rotina incomode, que o medo impeça de tentar.
    Desconfie do destino e acredita em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando...
    Porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já  morreu.
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Category: 2 comentários

2 comentários:

Michel disse...

Ola gostaria de saber onde eu consigo achar essas apostilas , pois estou fazendo meu tcc e o tema é exatamente este "lazer". obrigado estou aguardando uma resposta>

Heloo'--; disse...

Olá Michel.
As apostilas apresentadas aqui são todas elaboradas pelos professores da turma de hotelaria senac santos 2010.
O que apresento aqui são partes ou elas completas.

Só tenho essas que estão no blog.
logo colocarei de outras matérias não de lazer.
Mas no que eu puder ajudar, pois trabalhei com recreação e lazer um ano e três meses.
E não pretendo voltar.

Att. Helora

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