Des da parte de atendimento até a formalidade na mesa do restaurante.
Os alunos do Tec de Hotelaria do Senac Santos, fizeram algumas encenações.
Tendo como elas as posições de:
-Hostes
-Metre
-Garçons
-Clientes
A professora Renata, opina e explica formas de como poderíamos agir, em várias situações.
Vou especificar um pouco mais essas posições:
Hostes: É a pessoa, Normalmente uma mulher, que fica na porta do restaurante recebendo os clientes, averiguando localização de mesa, quantidade de pessoas, se há reserva entre outros pequenos detalhes.
Metre: Nesse caso é indiferente para o atendente ser homem ou mulher. Apresenta-se aos clientes, sempre mantendo a postura e recolhendo os pedidos. A movimentação desse profissional é manter os braços para trás, evitar movimentos abertos e expansivos. Falar sempre em um tom médio. Assim os clientes que estão sendo atendidos, escutam e o resto das mesas não escuta. Ele(a) sempre estará certificando se o cliente está satisfeito ou insatisfeito com algo.
Garçons: Também é indiferente para o profissional ser homem ou mulher. Postura e equilíbrio são necessárias nessa função. Sempre servir pelo lado direito e retirar pelo esquerdo. Sempre estar de frente para o cliente. Sendo assim a bandeja deve ficar atrás da cabeça do mesmo. Toda vez que for interagir ou prestar algum serviço deve educadamente pedir licença. Mais para frente abordaremos mais detalhadamente procedimentos de prestação de serviço.
Clientes: Estes interpretados por alunos em sala, colocando a prova as outras posições e apresentando dificuldades reais. Des de assédio sexual, irritabilidade no atendimento até tempo de espera.
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Curiosidades da história dessa área tão espeça.
Índios: Com sua alimentação rica em carboidratos, eram utilizados legumes, caça, pesca e muito condimento. Como a pimenta.
A expressão "bocado" foi criado por eles. Interpretado como: "O que cabia na boca".
A preparação desses alimentos eram feitos com buracos na areia/terra e cozidas por tempos em baixo da superfície.
Ouve integração da culinária indígena com a portuguesa e a africana. Isso tudo bem lá no comecinho de 1.500, quando os portugueses chegaram ao Brasil trazendo os escravos e formando populações por aqui.
2° Guerra Mundial: Época de estreitamento das relações Brasil e EUA. Nessa mesma época da 2° guerra começaram os pequenos restaurantes e com o tempo foram crescendo . Chamados assim até hoje de "Fast Food" = Comida Rápida. Mas porque e pra que comida rápida? Haaa, boa pergunta. Pois que nessa época tinham que se alimentar bem mas, rápido.
Feijoada: Feita pelos africanos mas, com influência dos portugueses. A feijoada que é até hoje preparada com restos do porco, essa feita dessa forma porque era o que restava dos patrões. Assim misturavam tudo e comiam.
Produtos universais: -Açúcar
-Sal
- Trigo
-Café
Sorbet: Um sorvete de água + fruta. Usado entre carnes e peixes, para limpar o paladar para apreciação do sabor dos alimentos. Usado em restaurantes gastronômicos.
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Nomes das qualificações de um cardápio:
Estrela: Popularidade do prato alta e margem de lucro alta.
ex: Sanduiches e massas.
Corrida de cavalo: Popularidade alta e margem de lucro baixa
ex: Filés de peixe ou frango.
Desafio: Popularidade baixa e margem de lucro alta.
ex: Peixes nobres (Bacalhau/Salmão) e Carnes nobres (Codorna/ avestruz/ Carneiro)
Abacaxi: Popularidade baixa e margem de lucro baixa.
Ex: Opções mais elaboradas. Em geral. Principalmente com tempo de preparo muito grande.
Modalidade de serviços à mesa:
Empratado: antes dos anos 80 não era muito usado pois era considerado muito simples. Já nos dias de hoje é usado em hotéis e restaurantes gastronômicos.
Para essa modalidade há duas classificações:- sofisticado: Louças diferentes e coberta por um protetor de metal. chamado de coche.
-simplificado: Pratos comuns e não cobertos.
Inglesa: Historicamente iniciada por volta do século XVII. A característica dessa modalidade são os donos servirem as visitas pessoalmente. Os alimentos vinham da cozinha já dispostos em bandejas/ travessas e os garçons serviam assim que solicitado. Exigindo mais desse profissional.
À Francesa: Vinda do século 17, os jantares eram fartos, comiam muito. Menos porções e maior quantidade de opções.
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Perfil de clientes: Negócios: Serviço Rápido mas mais detalhista.
Turismo: Serviço de qualidade, perfeição e qualidade.
A postura dos profissionais de frente, tem um lema que devem todos levar junto de si.
"Dar assistência, sem insistência".
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Fotos das encenações.
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