10 Aulas:
- Planejamento A&B.
- Administração.
- Politicas Administrativas.
- Fixa técnica.
- compras e Almoxarifado.
- Utensílio e pessoal A&B.
- controle de custos.
- Formação de preço.
- Planejamento de cardápios.
- Trabalho final.
20/01/11
PLANEJAMENTO
SISTEMA
• SERVE PARA SEGUIR PARÂMETROS
• CHECK LIST – FUNÇÃO EXERCIDA
• TUDO DEVE SEGUIR SISTEMA
• MANUALIZAÇÃO: MANUAIS AUTO-TREINANTES
• ENEGENHARIA DE FORMULÁRIOS, TEIAS DE COMPUTADOR
• ELABORAÇÃO ESTUDOS VIABILIDADE: NOVOS SISTEMAS, COMPRA EQUIPAMENTOS
• ELABORAÇÃO ESTUDOS RENTABILIDADE: PRODUTOS E SERVIÇOS
LIMITAÇÕES
• RELUTÂNCIA ÀS MUDANÇAS: DESCONHECIDO GERA INSEGURANÇA
• TEMPO ELABORAÇÃO: AÇÕES RÁPIDAS
• FRUSTAÇÕES DA INICIATIVA: CONDUZIDA A PLANEJAR UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DE TODOS
IMPORTÂNCIA SETOR A&B
• RICO, DIVERSIFICADO E DINÂMICO
• OFERECEM SERVIÇO E PRODUTO
• SERVIÇO: ATENDE EXPECTATIVAS DOS HÓSPEDES
• FIXO OU MÓVEL
• FIXO: LOCAL ESTABELECIDO
• MÓVEL: OCASIÕES ESPECIAIS, EVENTOS
• PRODUTO: ALIMENTOS E BEBIDAS SERVIDOS
• VERTENTE MUITO IMPORTANTE OPERAÇÃO HOTELEIRA
• LUCROS SUPERAM HOSPEDAGEM
• BEBIDAS FAZEM PARTE SERVIÇO COMPLETO
• ÀS VEZES SE TORNAM PARTE PRINCIPAL NEGÓCIO
• MARGEM LUCROS MAIS ALTA EM BEBIDAS ALCOÓLICAS
• VINHOS E LICORES PODEM TER REAJUSTE COM MENOR RESISTÊNCIA
• GERENTE A&B: PEÇA FUNDAMENTAL DIRETORIA
• SUBORDINAÇÃO = INDEPENDÊNCIA E LIBERDADE
• RESPONSÁVEL PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE A&B, ALÉM DAS COMPRAS
• REALIZAÇÃO BOM PLANEJAMENTO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO = USO CRITÉRIOS
QUALIDADE NO SETOR DE A&B
• PRESENTE DESDE O RECEBIMENTO DA MERCADORIA, ATÉ O PRODUTO FINAL
• DEVE CONSTAR EM QUALQUER RAMO
• IMPRESINDÍVEL EM RESTAURANTES/ BARES
• BOA MESA: NÃO É SUFICIENTE
• AGREGAR VALORES
• RESTAURANTE = EMPRESA
• MANTER BONS RESULTADOS/EQUIPE/SERVIÇOS
• MELHORAR SEMPRE
• SATISFAÇÃO PERMANENTE DO CLIENTE
• ENFOQUE: NECESSIDADES E DESEJOS
ERROS FREQUENTES PELA FALTA DE PLANEJAMENTO
• CRESCIMENTO DESORDENADO
• EXTRAIR EXPERIÊNCIAS CONCORRÊNCIA
• PRODUZIR O QUE O MERCADO CONSUMIDOR NÃO QUER COMPRAR
• CENTRALIZAR EM EXCESSO
• DESCENTRALIZAR SEM CONTROLE EFICIENTE
• DESEQUILÍBRIO AO DELEGAR (+ 1 CHEFE PARA MESMO ASSUNTO)
• EXCESSO DE ORGANIZAÇÃO
PERDAS/ PREJUÍZOS
• MANIPULAÇÃO ERRÔNEA ALIMENTOS
• ESTOCAGEM SEM VERIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES (CARNES, FRUTOS DO MAR, HORTIFRUTIGRANJEIROS, ENLATADOS)
• NÃO REAPROVEITAMENTO DAS APARAS: ALTO ÍNDICE PERDA
• USO PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE: BARATEAR CUSTOS
• EMPREGO MÉTODOS INADEQUADOS PARA CONSERVAÇÃO
• UTILIZAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS FORA DAS ESPECIFICAÇÕES
• ADMITIR PESSOAL SEM QUALIFICAÇÃO
• DESCONHECER SOBRE CUSTEIO FICHA TÉCNICA (DECOMPOSIÇÃO, PERDAS, MOLHOS, GUARNIÇÕES, VALIDADE, ETC)
• DESPREZAR INVENTÁRIOS
• IGNORAR CUSTOS EM GERAL
PARA REFLETIR
“ EVITAR PRECIPITAÇÕES E PRECONCEITOS NOS JULGAMENTOS E ACEITAR SOMENTE AQUILO QUE SE APRESENTE À RAZÃO TÃO CLARA E DISTINTAMENTE, SEM DEIXAR NENHUM MOTIVO DE DÚVIDA”.
RENÉ DESCARTES (1596-1650)
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21/01/11
ADMINISTRAÇÃO SERVIÇOS A&B
CONCEITO
“SUPÕE A EXISTÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO A SER ADMINISTRADA OU GERIDA, OU SEJA, UM AGRUPAMENTO DE PESSOAS QUE SE RELACIONEM NUM DETERMINADO AMBIENTE, FÍSICO OU NÃO, ORIENTADA PARA UM OBJETIVO COMUM QUE É A EMPRESA”
“A NECESSIDADE DE ORGANIZAR OS ESTABELECIMENTOS, LEVOU OS PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS MAIS ANTIGAS E MADURAS, A BUSCAR SOLUÇÕES ESPECÍFICAS PARA PROBLEMAS QUE NÃO EXISTIAM ANTES. ASSIM, A PESQUISA DE MÉTODOS ESPECIAIS PARA GERIR ESTES EMPREENDIMENTOS, DEU ORIGEM AOS RUDIMENTOS DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO”
DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO
• ELABORAÇÃO DE PLANOS, RELATÓRIOS, PROJETOS
• EXIGÊNCIA DE CONHECIMENTOS INERENTES À TÉCNICA
• DIVISÃO EM 5 (CINCO) ÁREAS: FINANÇAS, LOGÍSTICA, MKT, VENDAS OU PRODUÇÃO E RH
• HOTELARIA: AUGE DA NOVA ADMINISTRAÇÃO
• ADMINISTRADOR DISPUTA LUGAR COM PROFISSIONAIS DE OUTRA ÁREA
• FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: PLANEJAR, ORGANIZAR, CONTROLAR, COORDENAR E COMANDAR – POCCC
• PRINCÍPIOS RETRABALHADOS: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR – PODC
• POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS SEMPRE SÃO FUNDAMENTADAS NESTES PRINCÍPIOS
PLANEJAR E ORGANIZAR
PLANEJAMENTO
• DEFINIR O FUTURO DA EMPRESA COM METAS, PROPÓSITOS E OBJETIVOS
• FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES COM O FUTURO
• DETERMINAÇÃO NO PRESENTE COM AS DECISÕES QUE SERÃO TOMADAS
• ESTÁ TOTALMENTE REFERENCIADO NO QUE TEMOS PARA ABRIR QUALQUER NEGÓCIO
ORGANIZAÇÃO
• SEQUENCIAR AS METAS ORGANIZACIONAIS
• ADEQUAR PESSOAS E RECURSOS
• DEFINIR O QUE DEVE SER FEITO, POR QUEM E COMO
• PROCESSO DE DISPOR RECURSOS A FIM DE REALIZAR OBJETIVOS
• GERAR PRODUTOS E SERVIÇOS A MENOR CUSTO
• REDUZIR TRABALHO ESCRITO
• APROXIMAR ATIVIDADES SEMELHANTES EXECUTADAS EM SEQUÊNCIA
• CONTROLAR CUSTOS A SEREM MENORES QUE PREJUÍZOS
• SER FLEXÍVEL, PERMITIR QUE O PESSOAL USE DE SEUS CONHECIMENTOS E HABILIDADES
• CONSIDERAR POSSÍVEIS ERROS
• SISTEMA OPERADO POR PESSOAS: NECESSIDADES E CAPACIDADES
DIRIGIR E CONTROLAR (LIDERAR)
• COMPETÊNCIA ESSENCIAL
• INFLUENCIAR PESSOAS A TRABALHAREM POR UM OBJETIVO COMUM, UTILIZANDO AFETIVIDADE E INTERAGINDO SEMPRE
• GESTOR DEVE TER CORAGEM DE MOBILIZAR SEUS COLABORADORES, SER COMPETENTE
• ATENÇÃO PARA IDENTIFICAR COMPETÊNCIAS
• LIDERAR PESSOAS É UMA TAREFA ÁRDUA, OS FRACASSOS APARECEM ANTES DOS SUCESSOS
• RECONHECER TALENTOS, DESENVOLVER CAPACIDADES INDIVIDUAIS, PREVER CONSTRANGIMENTOS
• CRIAR E GERIR OPORTUNIDADES
• PARA TUDO ISSO SER EXECUTADO, É PRECISO QUE SE TENHA O CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO
• ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
• GARANTIR EXECUÇÃO DO PLANEJADO E CORREÇÃO DE POSSÍVEIS DESVIOS
• CARACTERÍSTICAS PODEM SER DEFINIDAS UMA A UMA, MAS PARA SEREM EXECUTADAS, PRECISAM ESTAR EM CONJUNTO
• SEMPRE TRABALHAR E FAZER USO DE: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS, MANUAIS, DESCRIÇOES, FORMULÁRIOS
• COORDENAR É TER CONHECIMENTO EXAUSTIVO DO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA (TODAS AS ÁREAS)
• CONTROLAR É VERIFICAR PERIDOCAMENTE SE YUDO ESTÁ SENDO FEITO COMO PLANEJADO (SEMPRE TER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS: INVENTÁRIOS, BALANÇOS...)
A ADMINISTRAÇÃO NO HOTEL
DUAS DIVISÕES
• ADMINISTRAÇÃO CENTRAL: SETORES ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS COM A GESTÃO GERAL, SEM VINCULAÇÃO DIRETA COM INIDADES OPERACIONAIS (DIRETORIA, SUPERINTENDÊNCIA, CONTABILIDADE, FINANCEIRO, RH)
• ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS OU COMERCIAL: SETORES RELACIONADOS COM A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO HOTEL (MKT E PUBLICIDADE, VENDAS, RESERVAS, REPRESENTANTES)
MERCADO
• ESTUDO PÚBLICO ALVO (QUEM É, O QUE FAZ, QUANTO GASTA, HÁBITOS)
• ESTUDO TENDÊNCIA DA CONCORRÊNCIA (INOVAR OU COPIAR?)
• ESTUDO ECONÔMICO: QUANTO CUSTA, RISCOS, LUCROS
• O QUE OFERECER: PRODUTO E PREÇO
LOCALIZAÇÃO
• ESTUDO DO LOCAL: CONDIÇÕES DE ACESSO, ESTACIONAMENTO
• ESTUDO DO ESPAÇO: COMO É, CONDIÇÕES, ÁREAS PARA INSTALAÇÕES, EXPANSÃO
CARDÁPIO
• O QUE SERÁ SERVIDO
• POSSÍVEIS LISTAS DE PRATOS, TIPO DE APRESENTAÇÃO (BUFFET, À LA CARTE, MENU-DEGUSTAÇÃO, EXECUTIVO)
• CAPACIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO
• ESTUDO OPERAÇÕES PARA EXECUÇÃO CARDÁPIO (ELABORAÇÃO RECEITAS, PADRÕES)
SERVIÇO
• TIPOS
• MATERIAL NECESSÁRIO: QUANTIDADE E TIPO (LOUÇA, TOALHAS, TALHERES)
• ESTUDO DE PESSOAL: DISPONIBILIDADE MERCADO CONDIÇÕES E POSSÍVEIS TREINAMENTOS
APARÊNCIA
• DECORAÇÃO
• ARRUMAÇÃO
• ILUMINAÇÃO
• TIPOS ENTRETENIMENTO (MÚSICA E AFINS)
GESTÃO
• AO TOMAR DECISÕES, CUIDADO COM “ACHISMOS”
• SE BASEIE SEMPRE EM INFORMAÇÕES COMPROVADAS
• ATENDA AS NECESSIDADES COMERCIAIS E SEUS LIMITES FINANCEIROS
• SURPREENDA O CONSUMIDOR
• SEJA EFICIENTE E TENHA ATENDIMENTO PERSONALIZADO
• O SERVIÇO PODE ENCERRAR OU CRIAR UM RELACIONAMENTO DURADOURO ENTRE AS PARTES
• CRIE FIDELIDADE
• ATUALIZE SEMPRE SEUS CADASTROS (FORNECEDORES, SERVIÇOS, HÓSPEDES)
• SEMPRE AVALIE E OBEDEÇA AOS PRINCÍPIOS DE EVOLUÇÃO E ATUALIZAÇÃO
• ENVOLVA SEU PESSOAL EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO
• OFEREÇA UM PREÇO DE VENDA JUSTO
• TENHA UM PLANO DE NEGÓCIOS
• MANTENHA A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
• TENHA UM MODELO ADEQUADO À REALIDADE DO MERCADO QUE SUA EMPRESA ATUA
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
• IDENTIFICAR COMO IREMOS USAR O TEMPO
• O QUE NOS SATISFAZ E O QUE DESEJAMOS MUDAR
• FATORES ECONOMIZADORES DE TEMPO
• PLANEJAMENTO: UMA HORA APLICADA, POUPA TRÊS OU QUATRO NA EXECUÇÃO PARA RESULTADOS
• ORGANIZAÇÃO: FATOR FACILITADOR ALIADO AO TEMPO
• DELEGAÇÃO: ATRIBUIR TAREFAS A FIM DE TER MAIS TEMPO
• USO TELEFONE: EVITA DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS
• COMUNICAÇÃO: LINGUAGEM SIMPLES, SEGURA E CONCISA, ASSEGURA COMPREENSÃO E ELIMINA MAL-ENTENDIDOS
• CONCENTRAÇÃO: TEMPO MÍNIMO ANTERIOR À AÇÃO, PROGRESSO
ECONOMIZADORES DE TEMPO
• UTILIZAÇÃO AGENDA/ CALENDÁRIO DE REUNIÕES
• CRIAÇÃO DE LISTAS DIVERSAS
• DEFINIÇÃO E MANUTENÇÃO DE METAS EM VISTA
• PRIORIDADES: DEFINIÇÃO E ACOMPANHAMENTO
• ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS E INFORMAÇÕES
• ACESSO RÁPIDO ÀS INFORMAÇÕES MAIS USADAS
FATORES QUE DESPERDIÇAM O TEMPO
• FALTA DE PLANEJAMENTO
• INDISCIPLINA
• INDEFINIÇÃO DE OBJETIVOS NA EXECUÇÃO DE TAREFAS
• MENOSPREZO OU ÊNFASE INADEQUADA EM CERTAS ATIVIDADES
• FALTA DE PRIORIDADES
• EXCESSO DE REUNIÕES, BUROCRACIA INTERNA
MÁ UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS (TELEFONE, XEROX, FAZ, COPUTADOR)
• CENTRALIZAÇÃO DE PODER
• EXECUÇÃO DE SERVIÇO PARTICULAR
• RESISTÊNCIA À MUDANÇAS
SOLUÇÕES PRÁTICAS
• ESTABELEÇA METAS: ANUAIS, MENSAIS, SEMANAIS, DIÁRIAS
• PROGRAME SUAS TAREFAS EM FUNÇÃO DESSAS METAS
• IDENTIFIQUE ATIVIDADES QUE LEVAM À RESULTADOS E TENHA CONTROLE DIÁRIO DISSO
• PRIORIZE SUAS ATRIBUIÇÕES
• SAIBA AONDE SEU TEMPO É REALMENTE EMPREGADO
• ESTABELEÇA DATA E HORÁRIO
• ELIMINE “DESPERDIÇADORES” DE TEMPO
• MELHORE SUAS ROTINAS E HÁBITOS DE TRABALHO
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25/01/11
25/01/11
UTENSÍLIOS E PESSOAL SERVIÇOS DE A&B
EQUIPAMENTOS E SUAS ATRIBUIÇÕES
- CURINGAS NA COZINHA
- VERSATILIDADE NO PREPARO DAS REFEIÇÕES
- GRANDE DISPONIBILIDADE MERCADO E TECNOLOGIA AVANÇADA
- EXTRAIR MÁXIMO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE INDISPENSÁVEIS
- AUMENTAM EFICIÊNCIA
- ESCOLHA FEITA À PARTIR INFORMAÇÕES BÁSICAS: CARDÁPIO A SER SERVIDO E QUANTIDADE DE PÚBLICO
- DEFINIÇÃO PRATOS É FUNDAMENTAL
- NECESSIDADE DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS OU VÁRIOS UTENSÍLIOS
- MÁQUINAS COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES: GASTO MAIOR, EFICÁCIA GARANTIDA
- ATENDEM DIVERSAS NECESSIDADES
- RETORNO INVESTIMENTO GARANTIDO
- GRANDE NÚMERO FUNÇÕES EXERCIDAS AO MESMO TEMPO (FORNO COMBINADO: NÃO PODE FALTAR)
- ALTA TECNOLOGIA
- PREPARO DE ALIMENTOS SIMULTANEAMENTE: COZIDOS, SADOS, FRITOS, GRATINADOS OU SOBREMESAS
- SEM INTERFERÊNCIA SABORES
- ECONOMIA ÁREA FÍSICA
- COZINHAS QUE TRABALHAM COM REGENERAÇÃO DE
- ALIMENTOS: ALTA VELOCIDADE E DIMINUIÇÃO RISCOS DE
- CONTAMINAÇÃO ALIMENTOS
- INJEÇÃO DE VAPOR SEM PROVOCAR PERDA DE PESO
- PRESERVAÇÃO DO SABOR
UTENSÍLIOS NAS COZINHAS
- HOTÉIS: PÚBLICO FLUTUANTE
- EQUIPAMENTOS MODERNOS E SEGUROS
- GANHOS EM QUALIDADE, CUSTOS E AGILIDADE
- ACIMA DE 100 REFEIÇÕES: FORNO COMBINADO É GRANDE
- ALIADO PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
- FAST FOOD: ATÉ BATATAS FRITAS. MAIS CROCANTES E SAUDÁVEIS
- FRIGIDEIRAS SÃO INDISPENSÁVEIS (ARROZ FRITO, ATÉ 100L)
- NORDESTE É GRANDE CONSUMIDOR. PREPARO DE PEIXES E MOQUECAS
- TEMPERATURA É MANTIDA EM MOLHOS
- BANHO-MARIA
- PREOCUPAÇÃO COM AMBIENTE ENVOLVIDO
- DETALHES DEVEM SER AVALIADOS: RESTAURANTE COM
- MISTURA FORTE DE ODORES É DESAGRADÁVEL
- CHEIRO DA COMIDA DEVE ATRAIR E DESPERTAR O APETITE. O
- EXCESSO TEM O EFEITO CONTRÁRIO
- SISTEMA DE EXAUSTÃO: O MELHOR QUE PUDER
- CONFORTO E HIGIENE
- DIMENSIONAMENTO DE ACORDO COM EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS SÃO FEITOS PARA FACILITAR TODOS OS PROCESSOS DE UMA COZINHA OU RESTAURANTE
- CADA CASO DEVE SER ANALISADO DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO LOCAL
- PARA TUDO HÁ UMA SOLUÇÃO IDEAL QUE BENEFICIE FUNCIONÁRIOS, CLIENTES, PROPRIETÁRIOS E FORNECEDORES
A FUNCIONALIDADE NA COZINHA
- COZINHA MODERNA = PREOCUPAÇÃO E EXIGÊNCIA
- INADMISSÍVEL NÃO UTILIZAR BONS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
- AÇO INOXIDÁVEL E PRATA PARA GRANDE PRODUTIVIDADE, SEGURANÇA NO TRABALHO, PRATICIDADE E HIGIENE
- NOVAS LIGAS E COMPOSTOS DESENVOLVIDOS
- FACILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO CARDÁPIO E NA PREPARAÇÃO DO MESMO
- AUXILIAM NA LIMPEZA, ESTOCAGEM E ECONOMIA
- EMBELEZAM PRATOS E AMBIENTES
- GRANDE VARIEDADE NO MERCADO E PROCURA TAMBÉM
- QUALIDADE É FUNDAMENTAL: NÃO PODE ENFERRUJAR, SOLTAR (CABOS), EXIGIR MUITO DA PESSOA QUE O MANIPULA
- MANUTENÇÃO DEVE SER FEITA SEMPRE
- INTUITO DE TRABALHAR COM O MELHOR DO EQUIPAMENTO OU UTENSÍLIO
- AÇO INOX ÀS VEZES É PRETERIDO PELOS CHEFS QUE OPTAM PELO ALUMÍNIO
- PROPORCIONA MAIOR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E TEM MAIS OPÇÕES DE PRODUTOS
- EM TERMOS DE BELEZA, DURABILIDADE E MANUTENÇÃO O AÇO É DISPARADO O MELHOR
SEGURANÇA E HIGIENE
- SEGURANÇA É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES
- A COMPRA DESTES ITENS DEVE SER SEMPRE ESPECIFICADA
- DIMINUI RISCOS DE ACIDENTES
- ACABAMENTO E DURABILIDADE SÃO SEMPRE QUESTIONADOS
- A INDÚSTRIA TEM OTIMIZADO A PRODUÇÃO
- SEMPRE HÁ OPORTUNIDADE DE SE TER EQUIPAMENTOS À ALTURA DE SUA COZINHA
- EQUIPAMENTOS DE COZINHA FEITOS DE AÇO INOXIDÁVEL, ATENDEM AS NECESSIDADES DE HIGIENE E ASSEPSIA QUE TODA COZINHA DEVE TER
- ALGUNS UTENSÍLIOS COMO OS MICROPROCESSADORES, SÃO UTILIZADOS PARA DIMINUIR A INCIDÊNCIA DA LER
- USO DE RODAS TAMBÉM FACILITA A LIMPEZA, TROCA DO LAYOUT E TRAZ MOBILIDADE
- USO DE REFRIGERAÇÃO, TEMPERATURA CORRETA E CÂMARAS FRIAS, IMPEDE PROBLEMAS COM INSETOS E ROEDORES
- MUITO CUIDADO E ATENÇÃO COM O LIXO: COLETA E LIMPEZA DEVEM SER FREQUENTES
- NÃO ACUMULE ENTULHOS E ACONDICIONE O LIXO EM LOCAL ADEQUADO
- MAIOR RESPONSÁVEL PELA ATRAÇÃO DE INSETOS
- CIP- CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
- SELEÇÃO DE MÉTODOS DE CONTROLE E DESENVOLVIMENTO
- RESULTADOS FAVORÁVEIS SOB PONTO DE VITSA HIGIÊNICO,
- ECOLÓGICO E ECONÔMICO
- PLANOS DE LIMPEZA: QUINZENAL, MENSAL, SEMESTRAL, DIÁRIO E SEMANAL
- TÉCNICAS DE SEGURANÇA: PREPARO DOS ALIMENTOS, HIGIENE EQUIPAMENTO MANUAL E ESTACIONÁRIO E VIDRARIA
AÇÕES PARA CONTRIBUIR
- USE SEMPRE O UNIFORME E EPI’S RECOMENDADOS
- ESTEJA LIMPO, INCLUSIVE A ROUPA
- NÃO USE UTENSÍLIOS ANTES DE HIGIENIZAR AS MÃOS E DE LAVÁ-LOS TAMBÉM
- RESPEITE AS NORMAS DE SEGURANÇA E HIGIENE
- NÃO FUME
- 4 PALAVRAS MÁGICAS: HIGIENE, TEMPERATURA, TÉCNICA E TEMPO
- LEMBRE-SE: DEPOIS DE VOCÊ OUTROS IRÃO TRABALHAR NO MESMO AMBIENTE E COM OS MESMOS EQUIPAMENTOS
As facas são de extrema importância. Existe uma faca para cada tipo de ativiidade na cozinha. |
As panelas de inox, como já foi dito, são ótimas pelo desempenho e qualidade. |
Forno Combinado, um sonho das pequenas cozinhas e uma benção nas grandes cozinhas. Elas preparam de tudo e ao mesmo tempo. Não tem tempo ruim com elas. |
Cozinha industrial, encontrada onde tem um fluxo muito grande de demanda de alimentos. Restaurantes, hoteis e outros. |
A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA
- RESTAURANTE (SALA), BAR E COZINHA
- GRANDE NÚMERO DE CARGOS
- ORGANOGRAMA, ORDENAÇÃO HIERÁRQUICA DE ACORDO COM FUNÇÕES DETERMINADAS E DELIMITADAS
- VARIAÇÃO: TAMANHO E ATIVIDADES PROPOSTAS
- HOTEIS DE GRANDE PORTE: PRESENÇA DE FUNCIONÁRIOS ESPECÍFICOS
- LEQUE DE OPÇÕES MAIOR NO MEIO GASTRÔNOMICO
- SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO É O CORAÇÃO DA OPERAÇÃO
- TREINAMENTO, APLICAÇÃO E COMPROMETIMENTO
- DESEMPENHO DA FUNÇÃO PARA HARMONIZAÇÃO DO AMBIENTE
- MERECEM RESPEITO E ATENÇÃO
- INVESTIR FAZEM COM QUE DESEMPENHEM SUAS FUNÇÕES PRODUTIVAMENTE E MAIS ALEGRES
- OFERECEM SERVIÇO DE QUALIDADE SUPERIOR
- FUNDAMENTAIS NA REALIZAÇÃO DO QUE É ESPERADO
CLASSIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Restaurante.
MAITRE: CHEFE DOS GARÇONS. DIRIGE, INSPECIONA E COORDENA OS SERVIÇOS
CHEFE DE FILA: RESPONSÁVEL POR PEQUENOS GRUPOS DE GARÇONS ORDENADOS DE ACORDO COM SUAS “PRAÇAS”HOSTESS: MAIORIA MULHER, RECEBE O HÓSPEDE, ENCAMINHA À MESA DE SUA PREFERÊNCIA. PODE ACUMULAR FUNÇÕES
SOMMELIER: RESPONSÁVEL PELOS VINHOS. PODE AJUDAR NA ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO, FAZENDO AS DEVIDAS HARMONIZAÇÕES: VINHO X COMIDA.
GARÇOM: ATENDE O CLIENTE EM TODO O SERVIÇO, ANOTA OS PEDIDOS, SERVE PRATOS E BEBIDAS
COMMIN/COMMIS: AJUDANTE GARÇOM. NORMALMENTE RETIRA PRATOS E COPOS, AUXILIA NA ORGANIZAÇÃO DA MESAROOM – SERVICE: PAPEL MUITO IMPORTANTE NO DEPARTAMENTO DE A&B. MUITOS HÓSPEDES PREFEREM SER SERVIDOS NO QUARTO, SÃO DISPONIBILIZADOS CARDÁPIOS
PARA CADA UH QUE PODEM ALGUMAS RESTRIÇÕES (TIPO, HORÁRIO). NESTE DEPARTAMENTO TRABALHAM A ATENDENTE, GARÇOM E COZINHA
Bar
BARMAN: RESPONSÁVEL PELA CARTA DE DRINKS, ELABORAÇÃO E EM ALGUNS CASOS SERVIÇO DOS MESMOS
GARÇOM BAR: TEM AS MESMAS ATRIBUIÇÕES DO GARÇOM DO RESTAURANTE, PORÉM SERVE EM GERAL BEBIDAS EM MAIOR NÚMERO E PORÇÕES E PRATOS MENORESCOMMIN/COMMIS BAR: AUXILIA O GARÇOM EM SUA ROTINA.
CUIDA DOS CINZEIROS, REPOSIÇÕES, ETC
Cozinha
CHEFE DE COZINHA: RESPONSÁVEL GLOBAL. DISTRIBUI TAREFAS, ELABORA CARDÁPIOS, ORGANIZA CÁLCULOS E FAZ COMPRAS. É O PRIMEIRO COZINHEIRO. POR TANTAS ATRIBUIÇÕES TAMBÉM RECEBE O NOME DE CHEFE EXECUTIVO.
SUBCHEFE: RECEBE AS INSTRUÇÕES DO CHEFE E COORDENA A EQUIPE DE COZINHEIROS E DE TODO PESSOAL DA LIMPEZA.CHEFE DE PARTIDA: RESPONÁVEL POR UMA PARTE ESPECIALIZADA DA COZINHA, RESPONSÁVEL POR DETERMINADOS PRATOS.
COZINHEIRO: APESAR DA DESIGNAÇÃO GERAL, É TITULAR E TRABALHA DE FORMA INDEPENDENTE EM SEU POSTO.
2º COZINHEIRO: DIPLOMADO, ABAIXO DO CHEFE, SEGUE SUAS DIRETRIZES E PREPARA ELEMENTOS DO CARDÁPIO. TAMBÉM CUIDA DOS UTENSÍLIOS DE SUA ÁREA.
APRENDIZ: FORMAÇÃO EM OUTROS CURSOS. EXECUTA TRABALHOS DE PREPARAÇÃO E LIMPEZA.PLONGUER: LAVADOR DE LOUÇA. LIMPA E TRATA DA LOUÇA E
PODE REALIZAR OUTROS SERVIÇOS SIMPLES.
SAUCIER: PREPARA MOLHOS, FUNDOS E CALDOS BÁSICOS.
PODE TAMBÉM CUIDAR DAS ENTRADAS QUENTES E PRATOS À
BASE DA CARNE. CARGO MUITO IMPORTANTE E RESPEITADO.
RÔTISSEUR: PREPARA ASSADOS, GRELHADOS E FRITOS.
POISSONER: EXCLUSIVO NO PREPARO DE PEIXES E MARISCOS.
ENTREMETIER: PREPARA SOPAS E CREMES. TAMBÉM PODE
TRABALHAR COM LEGUMES EM GERAL, ARROZ, CEREIAS, OVOSCOZINHA INTEGRAL, BEM COMO EM TUDO QUE NÃO SEJA
CARNE OU PEIXE.
GARDE-MANGER: COZINHA FRIA. ENTRADA, SALADAS, BUFFETS
FRIOS, CHARCUTARIAS. ASSUME A TAREFA DE CORTE DE
CARNES CRUAS E CUIDADO COM CÂMARAS.
BOUCHER: DESOSSA, CORTA E ARMAZENA TIPOS CARNES.
TOURNANT: FAZ DE TUDO UM POUCO. JUDA AONDE FOR MAIS
NECESSÁRIO NO MOMENTO.
PATISSIER: PREPARA OS DOCES E SOBREMESAS. NÃO RARAS
AS VEZES, TAMBÉM PODE FAZER OS PÃES.
BOULANGER: APENAS HOTEIS DE GRANDE PORTE TÊM UM
PADEIRO EXCLUSIVO. PODE CUIDAR DOS DOCES FRESCOS.
ABOYER: CONTA COMANDAS.
CAMBUZEIRO: FRUTAS, GUARNIÇÃO PARA SALADAS, PRODUTOSFRESCOS, ANTEPASTOS. ÀS VEZES ACUMULA ATRIBUIÇÕES
SENDO RESPONSÁVEL TAMBÉM POR BEBIDAS ENGARRAFADAS,
NÃO DOSADAS.
STEWARD: ATENDE NECESSIDADE DE LAVAGEM E POLIMENTO
DE MATERIAIS, ARMAZENAMENTO, DISTRIBUIÇÃO E ESTOQUES
FIXOS. ATENDEM AOS EVENTOS.
PAPEL DOS PROFISSIONAIS
- CONSCIÊNCIA
- RESPONSABILIDADE
- SEGURANÇA ALIMENTAR
- HIGIENE
- DEDICAÇÃO
- SABER OUVIR
- TRABALHAR EM EQUIPE
- ORGANIZAÇÃO
- COOPERAÇÃO
- DINAMISMO
- PACIÊNCIA
- VÁRIAS ATRIBUIÇÕES AO MESMO TEMPO
PARA REFLETIR
“ O PRAZER DA COMIDA É O ÚNICO QUE,
DESFRUTADO COM MODERAÇÃO, NÃO
ACABA POR CANSAR.”
ANTHELME BRILLAT-SAVARIN
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PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS
(AULA 1)
TIPOS DE RESTAURANTES
- INTERNACIONAL: PRATOS DE TODO MUNDO, ALÉM DOS JÁ CONHECIDOS.
- ESPECIALIDADES: COZINHA ESPECÍFICA DE UM PAÍS, TIPO DECOMIDA (MASSAS, CARNES, ETC) OU MÉTODO DE COCÇÃO (ASSADOS, GRELHADOS, FLAMBADOS), SÃO MENORES E TÊM MENOS MESAS E ASSENTOS.
- COFFEE SHOP/CAFETERIA: POUCOS ASSENTOS, E PRATOS DE RÁPIDO PREPARO E SERVIÇO, COM PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS E MÓVEIS NÃO TÃO CONFORTÁVEIS.
SISTEMAS DE TRABALHO
- À LA CARTE: CLIENTE ESCOLHE O PRATO NO CARDÁPIO COMVÁRIAS OPÇÕES. O PEDIDO É ENCAMINHADO À COZINHA, ONDE
O PREPARAM E DEPOIS SERVIDO AO COMENSAL. - BUFFET: PRATOS FICAM EXPOSTOS SOBRE MÓVEIS,NORMALMENTE AGRUPADOS QUANTO AO TIPO.
- TABLE d’HÔTE: A REFEIÇÃO É DETERMINADA À PARTIR DAESCOLHA DE CARDÁPIOS JÁ CRIADOS COM ENTRADA, PRATO
PRINCIPAL E SOBREMESA. NORMALMENTE SÃO 3 OPÇÕES
DIFERENTES E QUE NÃO PODEMOS MISTURAR. MUITO
UTILIZADO EM EVENTOS.
FORMAS DE CARDÁPIOS
- CLÁSSICA: IDADE MODERNA. 13 SERVIÇOS, SEGUNDO A CULINÁRIA FRANCESA.
- HORS – d’OEUVRE FROIDS: ENTRADAS FRIAS
- POTAGES: SOPAS
- HORS – d’OEUVRE CHAUDS: ENTRADAS QUENTES
- POISSONS: PESCADOS
- GROSES PIÈCES: CARNES EM PEDAÇOS INTEIROS
- ENTRÉES: CARNES EM PEDAÇOS PORCIONADOS *
- SORBETS: SORVETES DE FRUTAS SEM LEITE
- PÔTISCHAUDS SALADES: ASSADOS QUENTES E SALADAS
- PÔTISCHAUDS FROIDS: ASSADOS FRIOS
- LÉGUMES: LEGUMES COZIDOS OU CRUS
- ENTREMETS: PRODUTOS CONFEITARIA
- SAVOURIES: ESPECIALIDADES COM PIMENTA
- DESSERTS: SOBREMESAS
- ENTRÉES:PRATOS SERVIDOS ANTES DE ASSADOS. NORMALMENTE À BASE DE MIÚDOS, SANGUE, EMBUTIDOS OU CARNES DE ANIMAIS DE CRIAÇÃO OU DE CAÇA.
- MODERNA: AUGE IDADE MODERNA. OCORREM MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES, O Nº DE SERVIÇOS DIMINUI, E, ALGUNS ITENS SÃO AGRUPADOS EM OUTRAS CATEGORIAS. SÃO CRIADAS CARTAS COM DIFERENCIAÇÃO PARA HOMENS E MULHERES, DESTAS SEM PREÇOS.
- HORS – d’OEUVRE FROIDS: ENTRADAS FRIAS
- POTAGES: SOPAS
- HORS – d’OEUVRE CHAUDS: ENTRADAS QUENTES
- POISSONS: PESCADOS
- ENTRÉES: CARNES EM PEDAÇOS PORCIONADOS
- PLATS DU JOUR: PRATOS DO DIA
- PÔTIS: ASSADOS EM GERAL
- LÉGUMES: LEGUMES COZIDOS OU CRUS
- ENTREMETS: PRODUTOS CONFEITARIA
- DESSERTS: SOBREMESAS
- SIMPLIFICADA: IDADE CONTEMPORÂNEA.
MENU MAIS LEVE E SIMPLES.
EXTINÇÃO DE TERMOS EM FRANCÊS. ENTRADAS FRIAS, SOPAS.
ENTRADAS QUENTES OU MASSAS COM OVOS.
EXTINÇÃO DE TERMOS EM FRANCÊS. ENTRADAS FRIAS, SOPAS.
ENTRADAS QUENTES OU MASSAS COM OVOS.
- PESACODS – AVES – CARNES: SEMPRE DO MAIS LEVE PARA O MAISCONSISTENTE
- QUEIJOS: PODEM SER COSUMIDOS A QUALQUER HORA COMO ENTRADA,GUARNIÇÃO, INGREDIENTE PRINCIPAL OU PARA FINALIZAR A REFEIÇÃO
- SOBREMESAS
CARDÁPIO REQUINTADO ATUALMENTE:
- ENTRADA FRIA
- ENTRADA QUENTE
- PRATO INTERNACIONAL: COMPOSTO POR PROTEÍNA ANIMAL, DEVEOBRIGATORIAMENTE, SER DE PALADAR MAIS LEVE QUE O PRATO PRINCIPAL.
O SORBET TEM A FUNÇÃO DE “LIMPAR” O PALADAR DO COMENSAL ENTRE OS
DOIS PRATOS CITADOS - SORBET
- PRATO PRINCIPAL
- SOBREMESA
FORMATO DE CARTAS
- SIMPLES: APENAS UMA FOLHA. (DUAS PÁGINAS)
- UMA DOBRA: PERMITE EMPREGAR 4 PÁGINAS COM UMA DOBRA CENTRAL. (+USADO)
- DUAS DOBRAS: GRANDE FOLHA DOBRADA DUAS VEZES. PÚBLICO JOVEM. IDEALPARA BARES E FAST-FOODS.
FOCAL POINT
- SIMPLES E UMA DOBRA: PORÇÃO SUPERIOR DIREITA. SEMPRE ACIMA.
- DUAS DOBRAS: PORÇÃO SUPERIOR DIREITA DA 1ª PÁGINA, PORÇÃO SUPERIORDO MEIO E SUPERIOR DIREITA DA 3ª PÁGINA.
- SUGESTÃO DO CHEF: ÁREA DE FOCAL POINT, COM PAPEL DE QUALIDADESEMELHANTE AO DA CARTA/CARDÁPIO.
FATORES DETERMINANTES
CONSUMIDORES: CONHECER O PÚBLICO A QUEM O CARDÁPIO SE DESTINA, DE
ACORDO COM SUAS PECULIARIDADES: PODER AQUISITIVO, IDADE, SEXO, TEMPODISPONÍVEL, TIPO DE COMEMORAÇÃO, ETC). DEVE-SE ELABORAR O CARDÁPIO
QUE ATINGA A CLIENTELA ALVO.
- P/ JOVENS E/OU ESTUDANTES: CARDÁPIO SIMPLES, ACESSÍVEL, RÁPIDO EFARTO.
- P/ JOVENS EXECUTIVOS: + ELABORADO, COM RAPIDEZ NO SERVIÇO. PREÇO NÃOÉ FATOR LIMITANTE.
- P/ HOMENS E MULHERES COM CONTA BANCÁRIA SÓLIDA: SOFISTICADO. + TEMPO PARA AS REFEIÇÕES.
- P/ GRUPO DE MULHERES: COLORIDO E MUITA VARIEDADE: PONTO CHAVE.(CRÍTICAS E OBSERVADORAS).
PARA REFLETIR
“NUNCA ESQUEÇA QUE A VAIDADE É
INIMIGA DO ESPÍRITO DE EQUIPE.”
INIMIGA DO ESPÍRITO DE EQUIPE.”
Bernardinho
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