Adminstração de Alimentos & Bebidas. Professora Tatiana

Adminstração de Alimentos & Bebidas.

10 Aulas:
  • Planejamento A&B.
  • Administração.
  • Politicas Administrativas.
  • Fixa técnica.
  • compras e Almoxarifado.
  • Utensílio e pessoal A&B.
  • controle de custos.
  • Formação de preço.
  • Planejamento de cardápios.
  • Trabalho final.
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20/01/11
PLANEJAMENTO


SISTEMA

         SERVE PARA SEGUIR PARÂMETROS
         CHECK LIST – FUNÇÃO EXERCIDA
         TUDO DEVE SEGUIR SISTEMA
         MANUALIZAÇÃO: MANUAIS AUTO-TREINANTES
         ENEGENHARIA DE FORMULÁRIOS, TEIAS DE COMPUTADOR
         ELABORAÇÃO ESTUDOS VIABILIDADE: NOVOS SISTEMAS, COMPRA EQUIPAMENTOS
         ELABORAÇÃO ESTUDOS RENTABILIDADE: PRODUTOS E SERVIÇOS

LIMITAÇÕES

         RELUTÂNCIA ÀS MUDANÇAS: DESCONHECIDO GERA INSEGURANÇA
         TEMPO ELABORAÇÃO: AÇÕES RÁPIDAS
         FRUSTAÇÕES DA INICIATIVA: CONDUZIDA A PLANEJAR UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DE TODOS

IMPORTÂNCIA SETOR A&B

         RICO, DIVERSIFICADO E DINÂMICO
         OFERECEM SERVIÇO E PRODUTO
         SERVIÇO: ATENDE EXPECTATIVAS DOS HÓSPEDES
         FIXO OU MÓVEL
         FIXO: LOCAL ESTABELECIDO
         MÓVEL: OCASIÕES ESPECIAIS, EVENTOS
         PRODUTO: ALIMENTOS E BEBIDAS SERVIDOS
         VERTENTE MUITO IMPORTANTE OPERAÇÃO HOTELEIRA
         LUCROS SUPERAM HOSPEDAGEM
         BEBIDAS FAZEM PARTE SERVIÇO COMPLETO
         ÀS VEZES SE TORNAM PARTE PRINCIPAL NEGÓCIO
         MARGEM LUCROS MAIS ALTA EM BEBIDAS ALCOÓLICAS
         VINHOS E LICORES PODEM TER REAJUSTE COM MENOR RESISTÊNCIA   
         GERENTE A&B: PEÇA FUNDAMENTAL DIRETORIA
         SUBORDINAÇÃO = INDEPENDÊNCIA E LIBERDADE
         RESPONSÁVEL PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE A&B, ALÉM DAS COMPRAS
         REALIZAÇÃO BOM PLANEJAMENTO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO = USO CRITÉRIOS

QUALIDADE NO SETOR DE A&B

         PRESENTE DESDE O RECEBIMENTO DA MERCADORIA, ATÉ O PRODUTO FINAL
         DEVE CONSTAR EM QUALQUER RAMO
         IMPRESINDÍVEL EM RESTAURANTES/ BARES
         BOA MESA: NÃO É SUFICIENTE
         AGREGAR VALORES
         RESTAURANTE = EMPRESA
         MANTER BONS RESULTADOS/EQUIPE/SERVIÇOS
         MELHORAR SEMPRE
         SATISFAÇÃO PERMANENTE DO CLIENTE
         ENFOQUE: NECESSIDADES E DESEJOS

ERROS FREQUENTES PELA FALTA DE PLANEJAMENTO

         CRESCIMENTO DESORDENADO
         EXTRAIR EXPERIÊNCIAS CONCORRÊNCIA
         PRODUZIR O QUE O MERCADO CONSUMIDOR NÃO QUER COMPRAR
         CENTRALIZAR EM EXCESSO
         DESCENTRALIZAR SEM CONTROLE EFICIENTE
         DESEQUILÍBRIO AO DELEGAR (+ 1 CHEFE PARA MESMO ASSUNTO)
         EXCESSO DE ORGANIZAÇÃO

PERDAS/ PREJUÍZOS

         MANIPULAÇÃO ERRÔNEA ALIMENTOS
         ESTOCAGEM SEM VERIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES (CARNES, FRUTOS DO MAR, HORTIFRUTIGRANJEIROS, ENLATADOS)
         NÃO REAPROVEITAMENTO DAS APARAS: ALTO ÍNDICE PERDA
         USO PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE: BARATEAR CUSTOS
         EMPREGO MÉTODOS INADEQUADOS PARA CONSERVAÇÃO
         UTILIZAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS FORA DAS ESPECIFICAÇÕES
         ADMITIR PESSOAL SEM QUALIFICAÇÃO
         DESCONHECER SOBRE CUSTEIO FICHA TÉCNICA (DECOMPOSIÇÃO, PERDAS, MOLHOS, GUARNIÇÕES, VALIDADE, ETC)
         DESPREZAR INVENTÁRIOS
         IGNORAR CUSTOS EM GERAL

PARA REFLETIR

“ EVITAR PRECIPITAÇÕES E PRECONCEITOS NOS JULGAMENTOS E ACEITAR SOMENTE AQUILO QUE SE APRESENTE À RAZÃO TÃO CLARA E DISTINTAMENTE, SEM DEIXAR NENHUM MOTIVO DE DÚVIDA”.

RENÉ DESCARTES (1596-1650)



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21/01/11

ADMINISTRAÇÃO SERVIÇOS A&B

CONCEITO

“SUPÕE A EXISTÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO A SER ADMINISTRADA OU GERIDA, OU SEJA, UM AGRUPAMENTO DE PESSOAS QUE SE RELACIONEM NUM DETERMINADO AMBIENTE, FÍSICO OU NÃO, ORIENTADA PARA UM OBJETIVO COMUM QUE É A EMPRESA”

“A NECESSIDADE DE ORGANIZAR OS ESTABELECIMENTOS, LEVOU OS PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS MAIS ANTIGAS E MADURAS, A BUSCAR SOLUÇÕES ESPECÍFICAS PARA PROBLEMAS QUE NÃO EXISTIAM ANTES. ASSIM, A PESQUISA DE MÉTODOS ESPECIAIS PARA GERIR ESTES EMPREENDIMENTOS, DEU ORIGEM AOS RUDIMENTOS DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO”

DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO

         ELABORAÇÃO DE PLANOS, RELATÓRIOS, PROJETOS
         EXIGÊNCIA DE CONHECIMENTOS INERENTES À TÉCNICA
         DIVISÃO EM 5 (CINCO) ÁREAS: FINANÇAS, LOGÍSTICA, MKT, VENDAS OU PRODUÇÃO E RH
         HOTELARIA: AUGE DA NOVA ADMINISTRAÇÃO
         ADMINISTRADOR DISPUTA LUGAR COM PROFISSIONAIS DE OUTRA ÁREA
         FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: PLANEJAR, ORGANIZAR, CONTROLAR, COORDENAR E COMANDAR – POCCC
         PRINCÍPIOS RETRABALHADOS: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR – PODC
         POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS SEMPRE SÃO FUNDAMENTADAS NESTES PRINCÍPIOS

PLANEJAR E ORGANIZAR

PLANEJAMENTO
         DEFINIR O FUTURO DA EMPRESA COM METAS, PROPÓSITOS E OBJETIVOS
         FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES COM O FUTURO
         DETERMINAÇÃO NO PRESENTE COM AS DECISÕES QUE SERÃO TOMADAS
         ESTÁ TOTALMENTE REFERENCIADO NO QUE TEMOS PARA ABRIR QUALQUER NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO
         SEQUENCIAR AS METAS ORGANIZACIONAIS
         ADEQUAR PESSOAS E RECURSOS
         DEFINIR O QUE DEVE SER FEITO, POR QUEM E COMO
         PROCESSO DE DISPOR RECURSOS A FIM DE REALIZAR OBJETIVOS
         GERAR PRODUTOS E SERVIÇOS A MENOR CUSTO
         REDUZIR TRABALHO ESCRITO
         APROXIMAR ATIVIDADES SEMELHANTES EXECUTADAS EM SEQUÊNCIA
         CONTROLAR CUSTOS A SEREM MENORES QUE PREJUÍZOS
         SER FLEXÍVEL, PERMITIR QUE O PESSOAL USE DE SEUS CONHECIMENTOS E HABILIDADES
         CONSIDERAR POSSÍVEIS ERROS
         SISTEMA OPERADO POR PESSOAS: NECESSIDADES E CAPACIDADES

DIRIGIR E CONTROLAR (LIDERAR)

         COMPETÊNCIA ESSENCIAL
         INFLUENCIAR PESSOAS A TRABALHAREM POR UM OBJETIVO COMUM, UTILIZANDO AFETIVIDADE E INTERAGINDO SEMPRE
         GESTOR DEVE TER CORAGEM DE MOBILIZAR SEUS COLABORADORES, SER COMPETENTE
         ATENÇÃO PARA IDENTIFICAR COMPETÊNCIAS
         LIDERAR PESSOAS É UMA TAREFA ÁRDUA, OS FRACASSOS APARECEM ANTES DOS SUCESSOS
         RECONHECER TALENTOS, DESENVOLVER CAPACIDADES INDIVIDUAIS, PREVER CONSTRANGIMENTOS
         CRIAR E GERIR OPORTUNIDADES
         PARA TUDO ISSO SER EXECUTADO, É PRECISO QUE SE TENHA O CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO
         ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
         GARANTIR EXECUÇÃO DO PLANEJADO E CORREÇÃO DE POSSÍVEIS DESVIOS
         CARACTERÍSTICAS PODEM SER DEFINIDAS UMA A UMA, MAS PARA SEREM EXECUTADAS, PRECISAM ESTAR EM CONJUNTO
         SEMPRE TRABALHAR E FAZER USO DE: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS, MANUAIS, DESCRIÇOES, FORMULÁRIOS
         COORDENAR É TER CONHECIMENTO EXAUSTIVO DO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA (TODAS AS ÁREAS)
         CONTROLAR É VERIFICAR PERIDOCAMENTE SE YUDO ESTÁ SENDO FEITO COMO PLANEJADO (SEMPRE TER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS: INVENTÁRIOS, BALANÇOS...)

A ADMINISTRAÇÃO NO HOTEL

DUAS DIVISÕES

         ADMINISTRAÇÃO CENTRAL: SETORES ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS COM A GESTÃO GERAL, SEM VINCULAÇÃO DIRETA COM INIDADES OPERACIONAIS (DIRETORIA, SUPERINTENDÊNCIA, CONTABILIDADE, FINANCEIRO, RH)
         ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS OU COMERCIAL: SETORES RELACIONADOS COM A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO HOTEL (MKT E PUBLICIDADE, VENDAS, RESERVAS, REPRESENTANTES)

MERCADO
          ESTUDO PÚBLICO ALVO (QUEM É, O QUE FAZ, QUANTO GASTA, HÁBITOS)
         ESTUDO TENDÊNCIA DA CONCORRÊNCIA (INOVAR OU COPIAR?)
         ESTUDO ECONÔMICO: QUANTO CUSTA, RISCOS, LUCROS
         O QUE OFERECER: PRODUTO E PREÇO
LOCALIZAÇÃO
         ESTUDO DO LOCAL: CONDIÇÕES DE ACESSO, ESTACIONAMENTO
         ESTUDO DO ESPAÇO: COMO É, CONDIÇÕES, ÁREAS PARA INSTALAÇÕES, EXPANSÃO
CARDÁPIO
         O QUE SERÁ SERVIDO
         POSSÍVEIS LISTAS DE PRATOS, TIPO DE APRESENTAÇÃO (BUFFET, À LA CARTE, MENU-DEGUSTAÇÃO, EXECUTIVO)
         CAPACIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO
         ESTUDO OPERAÇÕES PARA EXECUÇÃO CARDÁPIO (ELABORAÇÃO RECEITAS, PADRÕES)
SERVIÇO
         TIPOS
         MATERIAL NECESSÁRIO: QUANTIDADE E TIPO (LOUÇA, TOALHAS, TALHERES)
         ESTUDO DE PESSOAL: DISPONIBILIDADE MERCADO CONDIÇÕES E POSSÍVEIS TREINAMENTOS
APARÊNCIA
         DECORAÇÃO
         ARRUMAÇÃO
         ILUMINAÇÃO
         TIPOS ENTRETENIMENTO (MÚSICA E AFINS)

GESTÃO

         AO TOMAR DECISÕES, CUIDADO COM “ACHISMOS”
         SE BASEIE SEMPRE EM INFORMAÇÕES COMPROVADAS
         ATENDA AS NECESSIDADES COMERCIAIS E SEUS LIMITES FINANCEIROS
         SURPREENDA O CONSUMIDOR
         SEJA EFICIENTE E TENHA ATENDIMENTO PERSONALIZADO
         O SERVIÇO PODE ENCERRAR OU CRIAR UM RELACIONAMENTO DURADOURO ENTRE AS PARTES
         CRIE FIDELIDADE
         ATUALIZE SEMPRE SEUS CADASTROS (FORNECEDORES, SERVIÇOS, HÓSPEDES)
         SEMPRE AVALIE E OBEDEÇA AOS PRINCÍPIOS DE EVOLUÇÃO E ATUALIZAÇÃO
         ENVOLVA SEU PESSOAL EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO
         OFEREÇA UM PREÇO DE VENDA JUSTO
         TENHA UM PLANO DE NEGÓCIOS
         MANTENHA A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
         TENHA UM MODELO ADEQUADO À REALIDADE DO MERCADO QUE SUA EMPRESA ATUA

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

         IDENTIFICAR COMO IREMOS USAR O TEMPO
         O QUE NOS SATISFAZ E O QUE DESEJAMOS MUDAR
         FATORES ECONOMIZADORES DE TEMPO
         PLANEJAMENTO: UMA HORA APLICADA, POUPA TRÊS OU QUATRO NA EXECUÇÃO PARA RESULTADOS
         ORGANIZAÇÃO: FATOR FACILITADOR ALIADO AO TEMPO
         DELEGAÇÃO: ATRIBUIR TAREFAS A FIM DE TER MAIS TEMPO
         USO TELEFONE: EVITA DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS
         COMUNICAÇÃO: LINGUAGEM SIMPLES, SEGURA E CONCISA, ASSEGURA COMPREENSÃO E ELIMINA MAL-ENTENDIDOS
         CONCENTRAÇÃO: TEMPO MÍNIMO ANTERIOR À AÇÃO, PROGRESSO

ECONOMIZADORES DE TEMPO

         UTILIZAÇÃO AGENDA/ CALENDÁRIO DE REUNIÕES
         CRIAÇÃO DE LISTAS DIVERSAS
         DEFINIÇÃO E MANUTENÇÃO DE METAS EM VISTA
         PRIORIDADES: DEFINIÇÃO E ACOMPANHAMENTO
         ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS E INFORMAÇÕES
         ACESSO RÁPIDO ÀS INFORMAÇÕES MAIS USADAS

FATORES QUE DESPERDIÇAM O TEMPO

         FALTA DE PLANEJAMENTO
         INDISCIPLINA
         INDEFINIÇÃO DE OBJETIVOS NA EXECUÇÃO DE TAREFAS
         MENOSPREZO OU ÊNFASE INADEQUADA EM CERTAS ATIVIDADES
         FALTA DE PRIORIDADES
         EXCESSO DE REUNIÕES, BUROCRACIA INTERNA
MÁ UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS (TELEFONE, XEROX, FAZ, COPUTADOR)
         CENTRALIZAÇÃO DE PODER
         EXECUÇÃO DE SERVIÇO PARTICULAR
         RESISTÊNCIA À MUDANÇAS

SOLUÇÕES PRÁTICAS

         ESTABELEÇA METAS: ANUAIS, MENSAIS, SEMANAIS, DIÁRIAS
         PROGRAME SUAS TAREFAS EM FUNÇÃO DESSAS METAS
         IDENTIFIQUE ATIVIDADES QUE LEVAM À RESULTADOS E TENHA CONTROLE DIÁRIO DISSO
         PRIORIZE SUAS ATRIBUIÇÕES
         SAIBA AONDE SEU TEMPO É REALMENTE EMPREGADO
         ESTABELEÇA DATA E HORÁRIO
         ELIMINE “DESPERDIÇADORES” DE TEMPO
         MELHORE SUAS ROTINAS E HÁBITOS DE TRABALHO
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25/01/11
UTENSÍLIOS E PESSOAL SERVIÇOS DE A&B

EQUIPAMENTOS E SUAS ATRIBUIÇÕES
  • CURINGAS NA COZINHA
  • VERSATILIDADE NO PREPARO DAS REFEIÇÕES
  • GRANDE DISPONIBILIDADE MERCADO E TECNOLOGIA AVANÇADA
  • EXTRAIR MÁXIMO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE INDISPENSÁVEIS
  • AUMENTAM EFICIÊNCIA
  • ESCOLHA FEITA À PARTIR INFORMAÇÕES BÁSICAS: CARDÁPIO A SER SERVIDO E QUANTIDADE DE PÚBLICO
  • DEFINIÇÃO PRATOS É FUNDAMENTAL
  • NECESSIDADE DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS OU VÁRIOS UTENSÍLIOS
  • MÁQUINAS COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES: GASTO MAIOR, EFICÁCIA GARANTIDA
  • ATENDEM DIVERSAS NECESSIDADES
  • RETORNO INVESTIMENTO GARANTIDO
  • GRANDE NÚMERO FUNÇÕES EXERCIDAS AO MESMO TEMPO (FORNO COMBINADO: NÃO PODE FALTAR)
  • ALTA TECNOLOGIA
  • PREPARO DE ALIMENTOS SIMULTANEAMENTE: COZIDOS, SADOS, FRITOS, GRATINADOS OU SOBREMESAS
  • SEM INTERFERÊNCIA SABORES
  • ECONOMIA ÁREA FÍSICA
  • COZINHAS QUE TRABALHAM COM REGENERAÇÃO DE
  • ALIMENTOS: ALTA VELOCIDADE E DIMINUIÇÃO RISCOS DE
  • CONTAMINAÇÃO ALIMENTOS
  • INJEÇÃO DE VAPOR SEM PROVOCAR PERDA DE PESO
  • PRESERVAÇÃO DO SABOR
UTENSÍLIOS NAS COZINHAS
  • HOTÉIS: PÚBLICO FLUTUANTE
  • EQUIPAMENTOS MODERNOS E SEGUROS
  • GANHOS EM QUALIDADE, CUSTOS E AGILIDADE
  • ACIMA DE 100 REFEIÇÕES: FORNO COMBINADO É GRANDE
  • ALIADO PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • FAST FOOD: ATÉ BATATAS FRITAS. MAIS CROCANTES E
    SAUDÁVEIS
  • FRIGIDEIRAS SÃO INDISPENSÁVEIS (ARROZ FRITO, ATÉ 100L)
  • NORDESTE É GRANDE CONSUMIDOR. PREPARO DE PEIXES E
    MOQUECAS
  • TEMPERATURA É MANTIDA EM MOLHOS
  • BANHO-MARIA
  • PREOCUPAÇÃO COM AMBIENTE ENVOLVIDO
  • DETALHES DEVEM SER AVALIADOS: RESTAURANTE COM
  • MISTURA FORTE DE ODORES É DESAGRADÁVEL
  • CHEIRO DA COMIDA DEVE ATRAIR E DESPERTAR O APETITE. O
  • EXCESSO TEM O EFEITO CONTRÁRIO
  • SISTEMA DE EXAUSTÃO: O MELHOR QUE PUDER
  • CONFORTO E HIGIENE
  • DIMENSIONAMENTO DE ACORDO COM EQUIPAMENTOS
    UTILIZADOS
  • UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS SÃO FEITOS PARA FACILITAR
    TODOS OS PROCESSOS DE UMA COZINHA OU RESTAURANTE
  • CADA CASO DEVE SER ANALISADO DE ACORDO COM A
    NECESSIDADE DO LOCAL
  • PARA TUDO HÁ UMA SOLUÇÃO IDEAL QUE BENEFICIE
    FUNCIONÁRIOS, CLIENTES, PROPRIETÁRIOS E FORNECEDORES
A FUNCIONALIDADE NA COZINHA
  • COZINHA MODERNA = PREOCUPAÇÃO E EXIGÊNCIA
  • INADMISSÍVEL NÃO UTILIZAR BONS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
  • AÇO INOXIDÁVEL E PRATA PARA GRANDE PRODUTIVIDADE, SEGURANÇA NO TRABALHO, PRATICIDADE E HIGIENE
  • NOVAS LIGAS E COMPOSTOS DESENVOLVIDOS
  • FACILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO CARDÁPIO E NA PREPARAÇÃO DO MESMO
  • AUXILIAM NA LIMPEZA, ESTOCAGEM E ECONOMIA
  • EMBELEZAM PRATOS E AMBIENTES
  • GRANDE VARIEDADE NO MERCADO E PROCURA TAMBÉM
  • QUALIDADE É FUNDAMENTAL: NÃO PODE ENFERRUJAR, SOLTAR (CABOS), EXIGIR MUITO DA PESSOA QUE O MANIPULA
  • MANUTENÇÃO DEVE SER FEITA SEMPRE
  • INTUITO DE TRABALHAR COM O MELHOR DO EQUIPAMENTO OU UTENSÍLIO
  • AÇO INOX ÀS VEZES É PRETERIDO PELOS CHEFS QUE OPTAM PELO ALUMÍNIO
  • PROPORCIONA MAIOR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E TEM MAIS OPÇÕES DE PRODUTOS
  • EM TERMOS DE BELEZA, DURABILIDADE E MANUTENÇÃO O AÇO É DISPARADO O MELHOR
SEGURANÇA E HIGIENE

  • SEGURANÇA É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES
  • A COMPRA DESTES ITENS DEVE SER SEMPRE ESPECIFICADA
  • DIMINUI RISCOS DE ACIDENTES
  • ACABAMENTO E DURABILIDADE SÃO SEMPRE QUESTIONADOS
  • A INDÚSTRIA TEM OTIMIZADO A PRODUÇÃO
  • SEMPRE HÁ OPORTUNIDADE DE SE TER EQUIPAMENTOS À ALTURA DE SUA COZINHA
  • EQUIPAMENTOS DE COZINHA FEITOS DE AÇO INOXIDÁVEL, ATENDEM AS NECESSIDADES DE HIGIENE E ASSEPSIA QUE TODA COZINHA DEVE TER
  • ALGUNS UTENSÍLIOS COMO OS MICROPROCESSADORES, SÃO UTILIZADOS PARA DIMINUIR A INCIDÊNCIA DA LER
  • USO DE RODAS TAMBÉM FACILITA A LIMPEZA, TROCA DO LAYOUT E TRAZ MOBILIDADE
  • USO DE REFRIGERAÇÃO, TEMPERATURA CORRETA E CÂMARAS FRIAS, IMPEDE PROBLEMAS COM INSETOS E ROEDORES
  • MUITO CUIDADO E ATENÇÃO COM O LIXO: COLETA E LIMPEZA DEVEM SER FREQUENTES
  • NÃO ACUMULE ENTULHOS E ACONDICIONE O LIXO EM LOCAL ADEQUADO
  • MAIOR RESPONSÁVEL PELA ATRAÇÃO DE INSETOS
  • CIP- CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
  • SELEÇÃO DE MÉTODOS DE CONTROLE E DESENVOLVIMENTO
  • RESULTADOS FAVORÁVEIS SOB PONTO DE VITSA HIGIÊNICO,
  • ECOLÓGICO E ECONÔMICO
  • PLANOS DE LIMPEZA: QUINZENAL, MENSAL, SEMESTRAL, DIÁRIO E SEMANAL
  • TÉCNICAS DE SEGURANÇA: PREPARO DOS ALIMENTOS, HIGIENE EQUIPAMENTO MANUAL E ESTACIONÁRIO E VIDRARIA
AÇÕES PARA CONTRIBUIR

  • USE SEMPRE O UNIFORME E EPI’S RECOMENDADOS
  • ESTEJA LIMPO, INCLUSIVE A ROUPA
  • NÃO USE UTENSÍLIOS ANTES DE HIGIENIZAR AS MÃOS E DE LAVÁ-LOS TAMBÉM
  • RESPEITE AS NORMAS DE SEGURANÇA E HIGIENE
  • NÃO FUME
  • 4 PALAVRAS MÁGICAS: HIGIENE, TEMPERATURA, TÉCNICA E TEMPO
  • LEMBRE-SE: DEPOIS DE VOCÊ OUTROS IRÃO TRABALHAR NO MESMO AMBIENTE E COM OS MESMOS EQUIPAMENTOS
As facas são de extrema importância. Existe uma faca para cada tipo de ativiidade na cozinha.

As panelas de inox, como já foi dito, são ótimas pelo desempenho e qualidade.



Forno Combinado, um sonho das pequenas cozinhas e uma benção nas grandes cozinhas.
Elas preparam de tudo e ao mesmo tempo. Não tem tempo ruim com elas.

Cozinha industrial, encontrada onde tem um fluxo muito grande de demanda de alimentos.
Restaurantes, hoteis e outros.

A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA
  • RESTAURANTE (SALA), BAR E COZINHA
  • GRANDE NÚMERO DE CARGOS
  • ORGANOGRAMA, ORDENAÇÃO HIERÁRQUICA DE ACORDO COM FUNÇÕES DETERMINADAS E DELIMITADAS
  • VARIAÇÃO: TAMANHO E ATIVIDADES PROPOSTAS
  • HOTEIS DE GRANDE PORTE: PRESENÇA DE FUNCIONÁRIOS ESPECÍFICOS
  • LEQUE DE OPÇÕES MAIOR NO MEIO GASTRÔNOMICO
  • SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO É O CORAÇÃO DA OPERAÇÃO
  • TREINAMENTO, APLICAÇÃO E COMPROMETIMENTO
  • DESEMPENHO DA FUNÇÃO PARA HARMONIZAÇÃO DO AMBIENTE
  • MERECEM RESPEITO E ATENÇÃO
  • INVESTIR FAZEM COM QUE DESEMPENHEM SUAS FUNÇÕES PRODUTIVAMENTE E MAIS ALEGRES
  • OFERECEM SERVIÇO DE QUALIDADE SUPERIOR
  • FUNDAMENTAIS NA REALIZAÇÃO DO QUE É ESPERADO
CLASSIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Restaurante.
MAITRE: CHEFE DOS GARÇONS. DIRIGE, INSPECIONA E COORDENA OS SERVIÇOS
CHEFE DE FILA: RESPONSÁVEL POR PEQUENOS GRUPOS DE GARÇONS ORDENADOS DE ACORDO COM SUAS “PRAÇAS”
HOSTESS: MAIORIA MULHER, RECEBE O HÓSPEDE, ENCAMINHA À MESA DE SUA PREFERÊNCIA. PODE ACUMULAR FUNÇÕES
SOMMELIER: RESPONSÁVEL PELOS VINHOS. PODE AJUDAR NA ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO, FAZENDO AS DEVIDAS HARMONIZAÇÕES: VINHO X COMIDA.
GARÇOM: ATENDE O CLIENTE EM TODO O SERVIÇO, ANOTA OS PEDIDOS, SERVE PRATOS E BEBIDAS
COMMIN/COMMIS: AJUDANTE GARÇOM. NORMALMENTE RETIRA PRATOS E COPOS, AUXILIA NA ORGANIZAÇÃO DA MESA
ROOM – SERVICE: PAPEL MUITO IMPORTANTE NO DEPARTAMENTO DE A&B. MUITOS HÓSPEDES PREFEREM SER SERVIDOS NO QUARTO, SÃO DISPONIBILIZADOS CARDÁPIOS
PARA CADA UH QUE PODEM ALGUMAS RESTRIÇÕES (TIPO, HORÁRIO). NESTE DEPARTAMENTO TRABALHAM A ATENDENTE, GARÇOM E COZINHA
Bar
BARMAN: RESPONSÁVEL PELA CARTA DE DRINKS, ELABORAÇÃO E EM ALGUNS CASOS SERVIÇO DOS MESMOS
GARÇOM BAR: TEM AS MESMAS ATRIBUIÇÕES DO GARÇOM DO RESTAURANTE, PORÉM SERVE EM GERAL BEBIDAS EM MAIOR NÚMERO E PORÇÕES E PRATOS MENORES
COMMIN/COMMIS BAR: AUXILIA O GARÇOM EM SUA ROTINA.
CUIDA DOS CINZEIROS, REPOSIÇÕES, ETC
Cozinha
CHEFE DE COZINHA: RESPONSÁVEL GLOBAL. DISTRIBUI TAREFAS, ELABORA CARDÁPIOS, ORGANIZA CÁLCULOS E FAZ COMPRAS. É O PRIMEIRO COZINHEIRO. POR TANTAS ATRIBUIÇÕES TAMBÉM RECEBE O NOME DE CHEFE EXECUTIVO.
SUBCHEFE: RECEBE AS INSTRUÇÕES DO CHEFE E COORDENA A EQUIPE DE COZINHEIROS E DE TODO PESSOAL DA LIMPEZA.
CHEFE DE PARTIDA: RESPONÁVEL POR UMA PARTE ESPECIALIZADA DA COZINHA, RESPONSÁVEL POR DETERMINADOS PRATOS.
COZINHEIRO: APESAR DA DESIGNAÇÃO GERAL, É TITULAR E TRABALHA DE FORMA INDEPENDENTE EM SEU POSTO.
2º COZINHEIRO: DIPLOMADO, ABAIXO DO CHEFE, SEGUE SUAS DIRETRIZES E PREPARA ELEMENTOS DO CARDÁPIO. TAMBÉM CUIDA DOS UTENSÍLIOS DE SUA ÁREA.
APRENDIZ: FORMAÇÃO EM OUTROS CURSOS. EXECUTA TRABALHOS DE PREPARAÇÃO E LIMPEZA.
PLONGUER: LAVADOR DE LOUÇA. LIMPA E TRATA DA LOUÇA E
PODE REALIZAR OUTROS SERVIÇOS SIMPLES.
SAUCIER: PREPARA MOLHOS, FUNDOS E CALDOS BÁSICOS.
PODE TAMBÉM CUIDAR DAS ENTRADAS QUENTES E PRATOS À
BASE DA CARNE. CARGO MUITO IMPORTANTE E RESPEITADO.
RÔTISSEUR: PREPARA ASSADOS, GRELHADOS E FRITOS.
POISSONER: EXCLUSIVO NO PREPARO DE PEIXES E MARISCOS.
ENTREMETIER: PREPARA SOPAS E CREMES. TAMBÉM PODE
TRABALHAR COM LEGUMES EM GERAL, ARROZ, CEREIAS, OVOS
COZINHA INTEGRAL, BEM COMO EM TUDO QUE NÃO SEJA
CARNE OU PEIXE.
GARDE-MANGER: COZINHA FRIA. ENTRADA, SALADAS, BUFFETS
FRIOS, CHARCUTARIAS. ASSUME A TAREFA DE CORTE DE
CARNES CRUAS E CUIDADO COM CÂMARAS.
BOUCHER: DESOSSA, CORTA E ARMAZENA TIPOS CARNES.
TOURNANT: FAZ DE TUDO UM POUCO. JUDA AONDE FOR MAIS
NECESSÁRIO NO MOMENTO.
PATISSIER: PREPARA OS DOCES E SOBREMESAS. NÃO RARAS
AS VEZES, TAMBÉM PODE FAZER OS PÃES.
BOULANGER: APENAS HOTEIS DE GRANDE PORTE TÊM UM
PADEIRO EXCLUSIVO. PODE CUIDAR DOS DOCES FRESCOS.
ABOYER: CONTA COMANDAS.
CAMBUZEIRO: FRUTAS, GUARNIÇÃO PARA SALADAS, PRODUTOS
FRESCOS, ANTEPASTOS. ÀS VEZES ACUMULA ATRIBUIÇÕES
SENDO RESPONSÁVEL TAMBÉM POR BEBIDAS ENGARRAFADAS,
NÃO DOSADAS.
STEWARD: ATENDE NECESSIDADE DE LAVAGEM E POLIMENTO
DE MATERIAIS, ARMAZENAMENTO, DISTRIBUIÇÃO E ESTOQUES
FIXOS. ATENDEM AOS EVENTOS.
PAPEL DOS PROFISSIONAIS
  • CONSCIÊNCIA
  • RESPONSABILIDADE
  • SEGURANÇA ALIMENTAR
  • HIGIENE
  • DEDICAÇÃO
  • SABER OUVIR
  • TRABALHAR EM EQUIPE
  • ORGANIZAÇÃO
  • COOPERAÇÃO
  • DINAMISMO
  • PACIÊNCIA
  • VÁRIAS ATRIBUIÇÕES AO MESMO TEMPO
PARA REFLETIR
“ O PRAZER DA COMIDA É O ÚNICO QUE,
DESFRUTADO COM MODERAÇÃO, NÃO
ACABA POR CANSAR.”
ANTHELME BRILLAT-SAVARIN

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PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS
(AULA 1)

TIPOS DE RESTAURANTES
  • INTERNACIONAL: PRATOS DE TODO MUNDO, ALÉM DOS JÁ CONHECIDOS.
  • ESPECIALIDADES: COZINHA ESPECÍFICA DE UM PAÍS, TIPO DECOMIDA (MASSAS, CARNES, ETC) OU MÉTODO DE COCÇÃO (ASSADOS, GRELHADOS, FLAMBADOS), SÃO MENORES E TÊM MENOS MESAS E ASSENTOS.
  • COFFEE SHOP/CAFETERIA: POUCOS ASSENTOS, E PRATOS DE RÁPIDO PREPARO E SERVIÇO, COM PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS E MÓVEIS NÃO TÃO CONFORTÁVEIS.
SISTEMAS DE TRABALHO

  • À LA CARTE: CLIENTE ESCOLHE O PRATO NO CARDÁPIO COM
    VÁRIAS OPÇÕES. O PEDIDO É ENCAMINHADO À COZINHA, ONDE
    O PREPARAM E DEPOIS SERVIDO AO COMENSAL.
  • BUFFET: PRATOS FICAM EXPOSTOS SOBRE MÓVEIS,
    NORMALMENTE AGRUPADOS QUANTO AO TIPO.
  • TABLE d’HÔTE: A REFEIÇÃO É DETERMINADA À PARTIR DA
    ESCOLHA DE CARDÁPIOS JÁ CRIADOS COM ENTRADA, PRATO
    PRINCIPAL E SOBREMESA. NORMALMENTE SÃO 3 OPÇÕES
    DIFERENTES E QUE NÃO PODEMOS MISTURAR. MUITO
    UTILIZADO EM EVENTOS.
FORMAS DE CARDÁPIOS

  • CLÁSSICA: IDADE MODERNA. 13 SERVIÇOS, SEGUNDO A CULINÁRIA FRANCESA.
  • HORS – d’OEUVRE FROIDS: ENTRADAS FRIAS
  • POTAGES: SOPAS
  • HORS – d’OEUVRE CHAUDS: ENTRADAS QUENTES
  • POISSONS: PESCADOS
  • GROSES PIÈCES: CARNES EM PEDAÇOS INTEIROS
  • ENTRÉES: CARNES EM PEDAÇOS PORCIONADOS *
  • SORBETS: SORVETES DE FRUTAS SEM LEITE
  • PÔTISCHAUDS SALADES: ASSADOS QUENTES E SALADAS
  • PÔTISCHAUDS FROIDS: ASSADOS FRIOS
  • LÉGUMES: LEGUMES COZIDOS OU CRUS
  • ENTREMETS: PRODUTOS CONFEITARIA
  • SAVOURIES: ESPECIALIDADES COM PIMENTA
  • DESSERTS: SOBREMESAS
  •  ENTRÉES:PRATOS SERVIDOS ANTES DE ASSADOS. NORMALMENTE À BASE DE MIÚDOS, SANGUE, EMBUTIDOS OU CARNES DE ANIMAIS DE CRIAÇÃO OU DE CAÇA.
  • MODERNA: AUGE IDADE MODERNA. OCORREM MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES, O Nº DE SERVIÇOS DIMINUI, E, ALGUNS ITENS SÃO AGRUPADOS EM OUTRAS CATEGORIAS. SÃO CRIADAS CARTAS COM DIFERENCIAÇÃO PARA HOMENS E MULHERES, DESTAS SEM PREÇOS.
  • HORS – d’OEUVRE FROIDS: ENTRADAS FRIAS
  • POTAGES: SOPAS
  • HORS – d’OEUVRE CHAUDS: ENTRADAS QUENTES
  • POISSONS: PESCADOS
  • ENTRÉES: CARNES EM PEDAÇOS PORCIONADOS
  • PLATS DU JOUR: PRATOS DO DIA
  • PÔTIS: ASSADOS EM GERAL
  • LÉGUMES: LEGUMES COZIDOS OU CRUS
  • ENTREMETS: PRODUTOS CONFEITARIA
  • DESSERTS: SOBREMESAS
  • SIMPLIFICADA: IDADE CONTEMPORÂNEA.

 MENU MAIS LEVE E SIMPLES.
EXTINÇÃO DE TERMOS EM FRANCÊS. ENTRADAS FRIAS, SOPAS.
ENTRADAS QUENTES OU MASSAS COM OVOS.
  • PESACODS – AVES – CARNES: SEMPRE DO MAIS LEVE PARA O MAIS
    CONSISTENTE
  • QUEIJOS: PODEM SER COSUMIDOS A QUALQUER HORA COMO ENTRADA,
    GUARNIÇÃO, INGREDIENTE PRINCIPAL OU PARA FINALIZAR A REFEIÇÃO
  • SOBREMESAS

CARDÁPIO REQUINTADO ATUALMENTE:
  • ENTRADA FRIA
  • ENTRADA QUENTE
  • PRATO INTERNACIONAL: COMPOSTO POR PROTEÍNA ANIMAL, DEVE
    OBRIGATORIAMENTE, SER DE PALADAR MAIS LEVE QUE O PRATO PRINCIPAL.
    O SORBET TEM A FUNÇÃO DE “LIMPAR” O PALADAR DO COMENSAL ENTRE OS
    DOIS PRATOS CITADOS
  • SORBET
  • PRATO PRINCIPAL
  • SOBREMESA
FORMATO DE CARTAS

  • SIMPLES: APENAS UMA FOLHA. (DUAS PÁGINAS)
  • UMA DOBRA: PERMITE EMPREGAR 4 PÁGINAS COM UMA DOBRA CENTRAL. (+
    USADO)
  • DUAS DOBRAS: GRANDE FOLHA DOBRADA DUAS VEZES. PÚBLICO JOVEM. IDEAL
    PARA BARES E FAST-FOODS.
FOCAL POINT

  • SIMPLES E UMA DOBRA: PORÇÃO SUPERIOR DIREITA. SEMPRE ACIMA.
  • DUAS DOBRAS: PORÇÃO SUPERIOR DIREITA DA 1ª PÁGINA, PORÇÃO SUPERIOR
    DO MEIO E SUPERIOR DIREITA DA 3ª PÁGINA.
  • SUGESTÃO DO CHEF: ÁREA DE FOCAL POINT, COM PAPEL DE QUALIDADE
    SEMELHANTE AO DA CARTA/CARDÁPIO.
FATORES DETERMINANTES

CONSUMIDORES: CONHECER O PÚBLICO A QUEM O CARDÁPIO SE DESTINA, DE
ACORDO COM SUAS PECULIARIDADES: PODER AQUISITIVO, IDADE, SEXO, TEMPO
DISPONÍVEL, TIPO DE COMEMORAÇÃO, ETC). DEVE-SE ELABORAR O CARDÁPIO
QUE ATINGA A CLIENTELA ALVO.
  1. P/ JOVENS E/OU ESTUDANTES: CARDÁPIO SIMPLES, ACESSÍVEL, RÁPIDO E
    FARTO.
  2. P/ JOVENS EXECUTIVOS: + ELABORADO, COM RAPIDEZ NO SERVIÇO. PREÇO NÃO
    É FATOR LIMITANTE.
  3. P/ HOMENS E MULHERES COM CONTA BANCÁRIA SÓLIDA: SOFISTICADO. + TEMPO PARA AS REFEIÇÕES.
  4. P/ GRUPO DE MULHERES: COLORIDO E MUITA VARIEDADE: PONTO CHAVE.
    (CRÍTICAS E OBSERVADORAS).
PARA REFLETIR
“NUNCA ESQUEÇA QUE A VAIDADE É
INIMIGA DO ESPÍRITO DE EQUIPE.”
Bernardinho
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